sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MUDANÇA ASTRONÔMICA com três satélites, dias durariam 72 horas.

DIA SEM FIM
A lua também influi na duração dos dias. Com três luas do mesmo tamanho que a atual, a atração gravitacional do trio triplicaria o tempo que a terra demora em dar a volta em torno de seu eixo. Os dias durariam 72 horas. Daria para curtir um fim de tarde na praia as 45h30!

SUMIÇO COMUM
Uma constatação óbvia: com mais luas, a quantidade de eclipses lunares seria maior – seria comum que uma entrasse atrás da sombra da terra e desaparecesse. O grande fenômeno seria o eclipse triplo, quando os três astros ficassem na zona de sombra projetada pelo planeta.

REFLETOR NATURAL
Quando cheia, a lua reflete 9% da luminosidade do sol. Com três luas, a reflexão noturna poderia chegar a 27%. As noites de tripla lua cheia teriam céu arroxeado, parecido com o do fim de tarde. Pior para os astrônomos, já que a luminosidade dificulta a visualização das estrelas.

VIDA NOVA
Para alguns animais, a vida com três luas sofreria grandes mudanças. As borboletas, que têm o metabolismo ativado com o nascer do Sol, poderiam demorar mais para deixarem de serem larvas por causa dos dias mais longos. E os camarões, que usam as marés para se deslocar pelos oceanos, poderiam se movimentar mais rapidamente.

PRAIA GRANDE
Por influencia da lua, os oceanos alternam marés altas e baixas a cada seis horas. Se tivéssemos três luas, é provável que esse intervalo fosse mais curto. E a amplitude da maré (o ponto mais distante que ela pode atingir) seria bem maior. Com isso, teríamos praias maiores – e espaço de sobra para o futebol de areia.